Problemas de Pele

Nos hospitais na China, os médicos de Medicina Tradicional Chinesa (MTC) tratam todos os dias até os problemas de pele mais difíceis. No Ocidente, muitos pacientes estão agora a começar a procurar ajuda na Medicina Chinesa para os problemas de  pele, particularmente porque não vêm resultados satisfatórios com os outros tratamentos.

A Acupuntura e a Medicina Chinesa são particularmente eficazes a tratar algumas das doenças de pele mais comuns do Ocidente: acne, eczema e psoriase. Centenas de estudos clínicos ao longo de centenas de anos documetaram a sua eficácia na resolução de proplemas crónicos de pele como estes. Particularmente, a Fitoterapia chinesa serve como uma ferramente segura e válida para combater este tipo de problemas de pele, com uma frequencia diária, de dentro para fora. A acuountura também pode ser usada para diminuir o parecimento de cicatrizes, ou deste tipo de problemas ou de cirurgia, lesões ou trauma. A acupuntura e a fitoterapia chinesa também podem ser usadas para resolver problemas agudos, como dermatite e urticária.

Quer a doença de pele seja ligeira ou severa, recente ou antiga, a Medicina Chinesa pode desempenhar um papel significativo na resolução completa do problema.

Acne

Se já teve ou tem acne, sabe que é um problema muito difícil de tratar e de viver com ele. Nos casos mais teimosos, os tratamentos convencionais podem necessitar de múltiplas drogas que, com o tempo, são tóxicas para o nosso organismo e muitos produtos de limpeza e cuidado da pele são apenas úteis até um certo ponto. Se for uma pessoa cujos tratamentos tiveram pouco sucesso, então é um bom candidato para a acupuntura e Medicina Chinesa.

 

Como é que a Medicina Chinesa trata o Acne?

O acne é um problema das glândulas sebáceas dos folículos dos pêlos. Muitos factores são responsáveis pelo desenvolvimento do acne, incluindo hormonas, bloqueio dos poros, secreção sebácea e infecção bacteriana. De acordo com a Medicina Chinesa, o desenvolvimento do acne pode ser uma combinação de genética, função digestiva ou gastrointestinal, emoções, produtos d cuidado da pele e ambiente. Por isso, quando os problemas se manifestam na pele, é sinal de que existe um desequilíbrio mais profundo no nosso organismo. Na primeira visita vão ser colocadas questões detalhadas, relacionadas com a saúde, para poder ser determinado se está a ocorrer um problema mais profundo. Informações relativamente à saúde – incluindo áreas como a digestão, níveis de energia, stress, ciclo menstrual no caso das mulheres e até sobre o sono – dão informações necessárias para determinar a causa do acne. Este diagnóstico determina a raiz do problema e vai mais além do que as manifestações observáveis. Os tratamentos de acupuntura vão ser adaptados de acordo com o desequilíbrio existente. Assim que o desequilíbrio interno for resolvido, o problema de pele vai ser eliminado.

De quantas visitas vou necessitar?

Com um problema como o acne, é necessário uma série de tratamentos iniciais para resolver o problema. Durante este período, vão ser prescritas fórmulas medicinais chinesas que vão ter que ser tomadas diariamente para resolver o problema interno. As plantas chinesas são a componente mais importante e eficaz para o tratamento do acne. O Acupuntor também poderá recomendar o uso de alguns produtos para a pele, para acelerar o processo, bem como algumas recomendações para alteração da dieta. Após o acupuntor ter uma boa ideia da causa especifica do acne e dos seus ciclos, os tratamentos podem passar a ser mensais ou sazonais enquanto continua a consumir a fitoterapia chinesa. A duração do tratamento vai depender da severidade do acne, à quanto tempo existe, se a dieta for alterada.

Eczema e Dermatite

Os problemas de pele crónicos são muitas vezes tratados com a Medicina Chinesa com grande sucesso. O eczema, que neste contexto pode ser  combinado com o tratamento da dermatite, é um dos problemas que responde muito bem à acupuntura e à fitoterapia Chinesa. Os tratamentos convencionais para o eczema consistem na aplicação tópica de cremes com cortisona ou outros esteróides que podem ajudar a fazer desaparecer a lesão, mas não previnem o seu reaparecimento.

Como é que a Medicina Chinesa trata o  Eczema?

O eczema é um problema complexo que pode ter muitas manifestações diferentes. De acordo com a Medicina Chinesa (incluída na Medicina Alternativa), o eczema é uma reacção alérgica retardada que surge da combinação de factores externos e internos. Isto significa que a doença pode ser causada ou afectada pelo estado geral de saúde do corpo, bem como por factores externos. Algumas pessoas podem, também, ter uma certa susceptibilidade hereditária. Na Medicina Chinesa, existem 3 categorias especificas pelas quais classificam o eczema:

  • Factores externos. Estes factores criam uma sensibilidade individual ao ambiente externo. Isto inclui items como febre dos fenos, alergias sazonais, apanhar constipações frequentes, asma ou exposição a químicos tóxicos. Este tipo de sensibilidade conduz a aparecimentos agudos de eczema, geralmente sazonais, ou um agravamento do problema quando o tempo sofre alterações.
  • Factores internos. Estes factores são o resultado de um desequilíbrio interno  que está a fazer com que a pele reaja. Isto pode incluir fraqueza em qualquer órgão, doença crónica de outro tipo que é precedida por eczema, ou deficiência hereditária. Neste caso é, geralmente, crónico e contínuo.
  • Irregularidades dietéticas. A ingestão crónica de alimentos picantes, gordurosos ou açucares e de álcool, com o tempo, vai debilitar o organismo. Isto vai na realidade criar um ambiente no organismo para a comichão, chagas vermelhas ou molhadas, à medida que o corpo começa a ser incapaz de eliminar as toxinas derivadas do material não digerido.

Ao usar a acupuntura e fitoterapia chinesa, os tratamentos vão ajudar através de:

·         Fortalece o sistema imunitário, logo diminui a sensibilidade a agentes externos ou ambientais.

·         Equilibra o sistema dos órgãos e ao trata os desequilíbrios internos que estão a contribuir para o eczema.

·         Liberta toxinas da pele, logo elimina a comichão e as chagas vermelhas e húmidas.

Com que rapidez é que funciona?

Ao contrário da Medicina Ocidental, a Medicina Chinesa no tratamento dos problemas de pele não é rápida. Isto é porque demora mais tempo a equilibrar o corpo de dentro para fora, do que apenas eliminar o problema topicamente, temporariamente. Contudo, o tratamento de todo o corpo, em vez de só a pele, é a chave para eliminar o eczema e não apenas mascará-lo. Este processo, dependendo de há quanto tempo é que sofre do problema, pode levar até vários meses. De acordo com a Medicina Chinesa, quando um problema crónico se estabeleceu na pele, é uma indicação que a saúde geral da pessoa foi comprometida durante um certo tempo. Geralmente, pode começar a observar alterações na pele, pouco após o inicio dos tratamentos. Contudo, só vão começar a ser observadas alterações mais significativas ao fim de 1 a 2 meses de tratamentos de acupuntura e fitoterapia chinesa. Nesta altura a fitoterapia começa a ser mais importante e os tratamentos de acupuntura podem começar a ser mais espaçados. o beneficio deste tipo de tratamento é que, quando tratado com a Medicina Chinesa, é menos provável que ocorram reincidências de eczema.

Que outros cuidados devo ter para que o tratamento seja eficaz?

Como mencionado anteriormente, a dieta desempenha um papel tremendo no eczema. É aconselhável haver um suplemento de vitaminas ou outros suplementos.

Psoríase

A psoríase pode ser desconfortável e insuportável fisicamente e emocionalmente, devido á sua comichão desagradável. É caracterizada por lesões vermelhas vivas ou escuras com uma película brilhante, escamada. Ocorre em diferentes áreas do corpo, mas é mais comum nas superfícies flexoras dos braços e pernas e no escalpe. A doença varia em grau de severidade e pode causar alterações nas unhas dos pés e mãos, e nos casos crónicos mais severos pode desenvolver-se numa condição artrítica. Devido às suas complicações e natureza crónica, as terapias alternativas (ou terapias complementares), como a acupuntura e fitoterapia chinesa, podem ser úteis.

 

Como é que a Medicina Chinesa trata a Psoríase?

De acordo com a Medicina Chinesa, existem várias maneiras chave para o desenvolvimento da psoríase. Os estudos sobre a psoríase mostraram que pode ser causada por factores hereditários, imunológicos, metabólicos ou endócrinos. Várias questões são equacionadas como:

  • Alguma doença ou infecção infantil
  • Exposição recente a toxinas
  • Irregularidades alimentares e função gastrointestinal
  • Emoções por resolver, stress ou trauma
  • Qualidade da humidade e saúde da pele

Na Medicina Chinesa, quando a pele não está saudável, é o reflexo de um problema mais profundo e de longa duração.

Que resultados devo esperar com o tratamento?

A acupuntura e fitoterapia Chinesa trabalham em conjunto para ajudar a eliminar a psoríase. A cura das doenças ocorre por fases. Uma série de visitas iniciais ajuda a determinar a causa do problema e o plano de tratamento que melhor vai actuar para a eliminar. Geralmente, este processo inicial, demora 1 mês. Nesse tempo vão ser efectuados tratamentos de acupuntura semanais e para ajudar a acelerar o processo são prescritas fórmulas chinesas, suplementos e até produtos para a pele. Dependendo da resposta ao tratamento durante o primeiro mês, os tratamentos podem ser mais espaçados, mas continuar com a fitoterapia chinesa. Nunca existe uma “cura rápida” com a psoríase, mas uma estratégia completa de tratamento providencia a esperança para uma recuperação completa.

Uma dieta de eliminação pode cortar a raiz do problema, uma vez que parece que a dieta e nutrição são factores causais para os reaparecimentos da psoríase.