Infertilidade

A essência para um programa de fertilidade consiste em observar de perto o corpo de uma perspectiva holística e corrigir qualquer desequilíbrio que pode estar a contribuir para os problemas de fertilidade. A nossa missão é ajudar a restaurar a fertilidade para poder conceber naturalmente ou aumentar o sucesso ajudando nas terapias que já está a recorrer.

É da nossa crença que o homem e a mulher devem estar no seu óptimo de saúde quando planeiam engravidar. O sistema reprodutor trabalha como um concerto de sinfonia – é criada uma obra de arte se todos os músicos estão a dar o seu melhor. As mulheres podem ter pistas de que a sua menstruação não é saudável; podem ter perdido os sintomas SPM ou dor, ciclos irregulares os menstruações pesadas. O primeiro objectivo do programa de fertilidade é educar uma mulher nos detalhes do seu ciclo menstrual . Depois são usadas ferramentas para obter o melhor equilíbrio possível. Estas são:

  • Acupuntura
  • Relaxamento e redução do stress
  • Terapia dietética
  • Fitoterapia Chinesa
  • Alterações no estilo de vida para se ser mais saudável
  • Massagem abdominal

 

Porquê usar a Acupuntura na inferitilidade?

A acupuntura oferece uma abordagem natural para tratar a infertilidade, focando-se no melhoramento da qualidade dos óvulos, esperma, parede endometrial e fluido cervical. Por vezes, isto é suficiente para os casais conceberem por eles próprios e é um passo muito importante para os casais que estão a pensar seguir as exigências físicas e monetárias da Fertilização In Vitro. A acupuntura, também pode ajudar os pacientes que já estão a fazer a Fertilização In Vitro, inseminação Artificial e ciclos de terapia hormonal. Os estudos recentes apontam para um aumento das taxas de gestação quando os casais incluem a acupuntura como parte do seu tratamento de infertilidade.

 

Como é que a Acupuntura afecta a Infertilidade?

Muitos estudos mostraram dados promissores de que a acupuntura afecta o ciclo menstrual, através de um efeito neuroendócrino no organismo. Isto significa que a diferentes combinações de pontos de acupuntura desempenham um papel na libertação de hormonas responsáveis por regular o nosso ciclo. Especificamente, os investigadores mostraram que diferentes protocolos de acupuntura podem:

1.       Equilibrar as hormonas reprodutivas ao aumentar os níveis de endorfina no organismo que eliminam a interferência das hormonas do stress, como o cortisol

Até agora, os cientistas concluíram que uma das maneiras óbvias pela qual a acupuntura trata a infertilidade é através da redução do stress. Quando estamos numa situação de stress intenso e de longa duração, o corpo vai produzir a hormona chamada cortisol. O cortisol é libertado no cérebro, alterando o equilíbrio neuroquímico do cérebro que vai corromper a glândula pituitária e consequentemente alterar os níveis de hormonas sexuais no organismo. Devido ao equilíbrio delicado entre o hipotálamo, pituitária e órgãos/glândulas reprodutivos, é que o stress é capaz de evitar que uma mulher entre na ovulação completa. O stress também pode causar espasmos nas trompas de Falópio e no útero que pode causar interrupção da implantação. A acupuntura contraria o efeito do stress e do cortisol fazendo com que o cérebro liberte endorfinas. As endorfinas exercem um efeito calmante poderoso em todo o corpo e isto também explica porque é que a acupuntura é tão calmante.

2.       Aumento do fluxo sanguíneo nos órgãos reprodutores para promover a produção de folículo e óvulos e a saúde do endométrio

Técnicas especificas de acupuntura mostraram conseguir aumentar o fluxo sanguíneo nos órgãos reprodutores. O sangue saudável que é suportado por uma dieta saudável vai providenciar aos ovários e útero uma maior alimentação. O aumento na circulação de sangue saudável pode aumentar a saúde do folículo e óvulos e também encorajar o espessamento do útero para criar um ambiente mais benéfico para a implementação e crescimento do embrião. Pensa-se que, o uso especifico de acupuntura para aumentar o fluxo sanguíneo para os órgãos reprodutores em adição á terapia com gonadotropina, é responsável pelo aumento do número de folículos e mais importante pela qualidade dos óvulos e subsequentemente dos embriões. Isto é especialmente verdade para as mulheres que têm um diagnóstico fraco ou porque já têm uma idade avançada ou porque já falharam ciclos anteriormente.

3.       Fortalece o sistema imunitário evitando complicações imunológicas e diminuição da inflamação

O fortalecimento do sistema imunitário pode desempenhar um papel muito importante na concepção. As endorfinas que são libertadas pelo cérebro durante a acupuntura podem aumentar a quantidade de glóbulos brancos, células-T e anticorpos no corpo, aumentando por isso os níveis de imunidade. Isto torna-se importante quando existem causas imunitárias para a infertilidade ou falha da implementação. Um sistema imunitário exagerado também pode causar inflamação indesejada nos órgãos reprodutores. Isto é particularmente verdade para as mulheres com endometriose. Existem muitos benefícios no uso da acupuntura, bem como uma terapia alimentar e uma suplementação, como os ácidos gordos ómega-3, que conseguem reduzir eficazmente uma resposta imunitária inflamatória.

4.       Potencializa a eficácia da medicação da Fertilização In Vitro e reduz os efeitos secundário
quando os casais começam com uma boa qualidade de óvulos, esperma e espessamento endometrial – a oportunidade de uma terapia reprodutiva funcionar aumenta significativamente. Além de como é que a idade afecta a qualidade dos óvulos, há muito a dizer-se sobre como é que a dieta, estilo de vida e estado geral de saúde, desempenham um papel tão importante na capacidade do corpo para conceber e manter uma gestação saudável. A FIV pode fazer muito mais pelos óvulos que já começaram a ser alimentados com um sangue enriquecido num ambiente hormonal equilibrado, conduzindo a embriões mais saudáveis. A acupuntura também pode ajudar a diminuir os efeitos secundários que algumas mulheres sofrem com a medicção e stress do FIV. Ao promover o equilíbrio, as mulheres tendem a não sentir tão dramaticamente as alterações emocionais, quando estão a receber acupuntura.

5.       Melhora a cotagem, mobilidade e morfologia do espermatozóide
no homem, o efeito da acupuntura nos sintomas de infertilidade podem ser parte de uma afecção sistémica de todo o organismo. Como a acupuntura promove uma saúde positiva, é natural que ocorra uma melhoria significativa no número e qualidade de espermatozóides. Dois estudos, um publicado em 1997 e outro em 2000, documentam investigações na infertilidade masculina, de homens que sofrem de um abaixa contagem de espermatozóides. Os estudos mostraram uma melhoria significativa no número total de espermatozóides funcionais, na percentagem dos espermatozóides viáveis e no total de espermatozóides móveis, por ejaculação.