Lesões Desportivas

As lesões desportivas compreendem uma área muito vasta de conhecimentos médicos, geralmente relacionada com problemas musculoesqueléticas. Basicamente, compreende todas as lesões agudas e crónicas devido a actividades físicas específicas. Inclui problemas que resultam de treinos físicos, artes marciais, desporto competitivo, “Guerreiros de fim-de-semana”, actividade ao ar livre e competidores. As pessoas que participam nestas actividades muitas vezes stressam ou lesam músculos, ligamentos, tendões e articulações – as áreas que são mais usadas. A medicina desportiva desenvolveu-se numa categoria médica especifica que se foca no treino destas lesões.

As condições especificas comuns que estão dentro desta área das lesões desportivas são: epicondilite medial e lateral, ombro congelado, fascite plantar, bursite olocraneo aguda, separação articulação acromioclavicular, A tendinite da coifa dos rotadores, osteoartrite de todas as articulações, tenossinovite bicipital, lesões nos meniscos, hérnia discal, ruptura ligamento cruzado anterior e posterior, síndrome patelofemoral, síndrome de Osgood-Schlatter, entre outras.

As seguintes lesões estão dentro das acima mencionadas:

  • Epicondilite (cotovelo de tenista)
  • Tendinite da coifa dos lançadores (ombro do lançador)
  • Epicondilite medial (cotovelo de golfista)
  • Tensão lombar
  • Entorse do tornozelo
  • Tendinite
  • Dedo gatilho

Acupunctura e lesões desportivas

A acupuntura tem muitos relatórios de sucesso nas lesões desportivas. Muitas equipas desportivas profissionais têm um acupuntor para diminuir o tempo de recuperação. Mas o uso de acupunctura para tratar lesões agudas devido a actividade física intensa e repetitiva começou à muitos séculos. Foi e ainda é um dos principais meios de cura rápida para as artes marciais. Técnicas de acupunctura especificas foram desenvolvidas para parar a dor e melhorarem no tempo de recuperação.

 

Como é que a acupuntura ajuda?

A acupunctura é eficaz no tratamento de Lesões desportivas porque reduz a dor, aumenta a amplitude de movimento, melhora no tempo de recuperação, e fortalece as partes enfraquecidas do corpo. Estes efeitos são conseguidos durante os tratamentos de acupunctura porque:

  • Diminui a inflamação
  • Reduz o inchaço
  • Relaxa os músculos e alivia os espasmos
  • Diminui hematomas
  • Diminui a resposta à dor
  • Melhora a circulação sanguínea local, para aumentar o fornecimento de nutrientes e remover os desperdícios nocivos.

Quando receber acupuntura

A acupuntura divide as lesões desportivas em duas principais categorias, que determina o tipo de tratamento a receber. As lesões agudas (que ocorreram recentemente) e as crónicas (com mais de 3 meses).

 

Lesões agudas

As lesões agudas necessitam de ser devidamente diagnosticadas antes de se iniciar qualquer tipo de tratamento. Por isso quando uma pessoa não tem a certeza o melhor é fazer um Raio-X ou uma Ressonância para ver se não existe alguma lesão mais séria.  A acupuntura deve, então, ser iniciada o mais depressa possível para a obtenção de resultados melhores.

A acupuntura classifica as lesões agudas como condições de Excesso. Uma condição de Excesso, é exactamente aquilo que soa: existe uma resposta física em excesso 8demasaida dor) ou um excesso de uma reacção bioquímica (muita inflamação ou inchaço). Os tratamentos de acupuntura realizados logo após a lesão ter sido efectuada, vai encorajar o corpo a lidar com e a processor este escesso de uma maneira rápida. Geralmente, é observada uma melhoria nos primeiros tratamentos. Se uma lesão não é muito severa, 3-4 tratamentos poderão resolver o problema. Para lesões mais sérias necessitam de 4 tratamentos antes de um prognóstico de cura poder ser feito.

Lesões crónicas

As lesões crónicas também precisam de  ser devidamente avaliadas antes de se realizar qualquer tipo de tratamento. É importante determinar se existe uma causa subjacente estrutural para a lesão persistente, tal como uma perda de cartilagem, formação de tecido cicatricial ou danos degenerativos de qualquer tipo. Quando o quadro completo subjacente da lesão é estabelecido, pode ser elaborado um plano de tratamentos de acupunctura, para abordar tanto os principais sintomas, como as causas. Isso pode incluir a acupuntura, fitoterapia chinesa, alongamentos e exercícios, modificações na dieta e da utilização de linimentos ou bálsamos.

A acupuntura classifica as lesões desportivas como uma condição de Deficiência. A deficiência refere-se a uma fraqueza ou falta. Com o tempo, as lesões desportivas não resolvidas vão conduzir a perda de força, flexibilidade e estabilidade em certas áreas. Em vez de se focar na remoção de excessos, a acupuntura vai focar-se no fortalecimento de partes específicas do corpo. Isto é feito ao mesmo tempo que diminui a dor que geralmente acompanha a maioria das lesões crónicas desportivas.

É mais difícil generalizar a duração do tratamento para condições crónicas, porque os medicamentos, inactividade prolongada, baixa moral e cirurgias, podem complicar o tratamento. Mesmo assim, uma pessoa deve observar uma mudança positiva na sua condição específica entro de 8 a 10 tratamentos, embora muitas lesões crónicas respondam rapidamente à acupuntura.