Mulheres Grávidas e a Acupuntura

A gravidez é uma altura muito especial para a mulher que pode, também, sentir alguns desafios físicos e emocionais.

A gravidez é um momento muito especial para as mulheres que, também, pode apresentar alguns desafios físicos e emocionais indesejáveis. Muitas vezes, sentem-se muitas mudanças no corpo e fica-se confuso sobre qual a melhor maneira de nos cuidarmos nutricionalmente e clinicamente. Muitas das opções, tais como medicamentos, algumas formas de exercício, já não estão mais disponíveis e as mulheres grávidas voltam-se para alternativas naturais para ajudar nos desconfortos comuns da gravidez. Felizmente, acupuntura e fitoterapia podem fazer muita diferença na  gravidez, de modo que a experiência seja alegre e emocionante.

A ciência foi muito cuidadosa em avaliar a segurança da acupuntura durante a gravidez e descobriu que não tem efeitos secundários, nem para a mãe, nem para o bebé. Com esta segurança, muitas instituições estão correntemente a completar estudos nas diferentes aplicações da acupuntura durante a gravidez.

Dor na anca e costas durante a gravidez

A dor na anca e nas costas durante a gravidez pode ser causada por vários factores: o peso da barriga, uma lesão nas costas antiga que fica activada, uma postura incorrecta ou alterada, instabilidade das articulações causada por ligamentos que estão relaxados, ou aumento da curvatura lombar. Na maior parte das vezes, as mulheres são direccionadas para um instrutor para aprenderem exercícios de fortalecimento dos músculos das costas. Contudo, a dor nas costas não deve ser ignorada, porque é importante que a mãe mantenha a sua mobilidade o mais distante na gravidez possível. Permanecer activa, não só mantém a mãe e o bebé saudáveis, como ajuda a mãe a manter a genica que vai necessitar para o parto.

Como é que a acupuntura trata as dores nas costas durante a gravidez?

Assim que for determinada a causa das dores nas costas, pode ser efectuado o tratamento de acupuntura. A dor que é causada por discos herniados responde tão bem como a dor causada por espasmos musculares. Isto acontece porque a acupuntura funciona porque traz mais circulação à zona e ajuda a reduzir a inflamação, reduzindo o inchaço e relaxando os músculos, de modo que os espasmos parem. A acupuntura também afecta o sistema nervoso e ajuda a reduzir a resposta à dor.

Como é que é receber a Acupuntura quando se está grávida?

Quando se tratar  mulheres grávidas, são convidadas a deitar-se de lado e o seu corpo é bem apoiado com almofadas para garantir o máximo conforto durante o tratamento. A área da dor vai ser apalpada e, em seguida, as agulhas serão colocadas no local perto da dor e também distalmente ao longo do meridiano de acupuntura. É comum o uso de apenas algumas agulhas, geralmente 6 ou menos. A mulher é então deixada sossegada para poder relaxar completamente durante 20 a 30 minutos até as agulhas serem removidas.

De quantos tratamentos vou necessitar?

Na gravidez, a dor de anca ou costas é geralmente aguda que significa que a dor responde mais rapidamente aos tratamentos se estes forem feitos com uma certa proximidade entre eles. Os maiores benefícios resultam da realização de 2 a 3 tratamentos na primeira semana. Por esta altura, se a mulher for cuidadosa e não exagerar no seu nível de actividade, a sua dor deve ter diminuído significativamente. Nas semanas seguintes os tratamentos podem ser de 1 a 2 vezes por semana, de modo a permanecer livre da dor à medida que o peso aumenta.

Enjoos matinais

Muitas mulheres sofrem de algumas náuseas durante o início da gravidez. A maioria das vezes não é só de manhã, por isso o termo enjoos matinais está incorrecto. Geralmente, os enjoos pioram quando o estômago está vazio e estão acompanhados de um sentido hiper-sensível ao cheiro, aversão alimentar e por vezes pela existência de um gosto ruim na boca.

Os médicos acreditam que todos estes sintomas ocorrem devido ao aumento dos níveis de progesterona e de outras hormonas de gestação. Uma vez estabilizados estes níveis hormonais, por volta do início do segundo trimestre, os enjoos diminuem significativamente. Os dois primeiros meses podem ser deveras miseráveis e intensificados pela preocupação de não estarem a ser consumidos nutrientes suficientes para alimentar o feto. Por vezes os médicos prescrevem medicamentos quando existem náuseas que conduzem a vómitos e desidratação. Muitas vezes os medicamentos não aliviam completamente as náuseas e a acupunctura pode oferecer um alivio adicional.

Como é que a Medicina Chinesa e a Acupuntura podem ajudar com as náuseas?

Enquanto ainda andam a ser realizados estudos para tentar perceber como é que a acupunctura funciona em certas doenças, no caso das náuseas durante a gravidez, o mais certo é porque a acupunctura equilibra as hormonas  e também aumenta os níveis de endorfinas que nos fazem sentir melhores de um modo geral. A maioria das mulheres sentem que conseguem tolera muito melhor a comida e os cheiros após os tratamentos de acupunctura.

Quantos tratamentos vão ser necessários?

Cada mulher reponde de um modo diferente aos tratamentos de acupunctura. Por vezes a mulher pode necessitar de apenas 2 tratamentos para se sentir melhor, enquanto outras mulheres necessitam de fazer tratamentos regulares durante 1 mês até se sentirem bem. No que diz respeito ao tratamento das náuseas da gravidez, o normal é fazer 2 tratamentos por semana durante 2 semanas. Isto é suficiente para avaliar se a acupunctura vai ser eficaz. Para as mulheres que nunca receberam acupunctura é natural que necessitem de dois tratamentos iniciais extra, pois podem sentir alguma dificuldade em relaxar nas primeiras sessões.

Como é que são os tratamentos? São dolorosos?

As mulheres que nunca fizeram acupuntura podem ter algumas reservas relativamente ao uso de agulhas para tratar uma situação já por si desagradável. Isto é perfeitamente compreensível e devemos informar que a acupunctura dificilmente é uma experiencia desconfortável. As mulheres ficam agradavelmente surpresas ao descobrirem que mal sentem as agulhas e que se sentem revigoradas e relaxadas após o tratamento.