Chi Kung

 

A palavra “Qi” em Chinês significa “energia”. De acordo com a filosofia da Medicina Tradicional Chinesa, Qi é uma forma da energia fundamental da vida que se encontra no Universo e é responsável pela saúde e vitalidade. “Gong”, significa “habilidade”. Qigong ou  Chi Kung (a habilidade de atrair energia) é um sistema de cura muito antigo que combina postura, exercícios (também conhecidos como “movimentos”), técnicas de respiração e meditação para melhorar e aumentar o fornecimento de Qi ao organismo, e para aumentar a sensação de bem-estar.

 

 

História do ChiKung

Ninguém sabe exactamente quem é que inventou o ChiKung, ou quando surgiu. Alguns historiadores estimam que a prática de ChiKung já tenham mais de 5000 anos, e crêem que foi primeiramente implementada por monges e outros professores.

Apesar do ChiKung ser praticado á muitos anos, permaneceu relativamente desconhecido até aos anos 70, quando a acupunctura começou a ser conhecida no Ocidente. Á medida que o público começou a compreender e a apreciar os benefícios da acupunctura, o uso de outras formas de Medicina Tradicional Chinesa, como o ChiKung, começou a aumentar. Nos dias de hoje, muitos ocidentais praticam ChiKung diariamente, um interesse partilhado por mais de 60 milhões de Chineses.

 

Conceitos

ChiKung tem sido influenciado por muitas partes da filosofia Chinesa, a mais importante a filosofia Taoista, que acredita que o universo opera dentro de certas leis de equilíbrio e harmonia, e que as pessoas devem viver com ritmos naturais. Essas crenças são desenfreadas ao longo de Chikung.

A Medicina Tradicional Chinesa partilha muitos dos conceitos do Chikung, incluindo a ideia de tipos de energia no organismo. Acredita que o Qi flui pelo organismo através de canais, ou meridianos, com o meridiano a corresponder a cada um dos 12 órgãos principais. Com a acupunctura, os pontos em cada meridiano são estimulados para aumentar ou diminuir o fluxo de Qi e promover a cura. Semelhantemente, as técnicas de Chikung são usadas para melhorar o equilíbrio e fluxo de Qi pelos meridianos, e para aumentar a quantidade total e volume do Qi. Os praticantes de Chikung usam os mesmos pontos dos praticantes de acupunctura.

Outro conceito importante do Chikung é a relação entre a mente e o corpo. Na filosofia do Chikung, o corpo e a mente não são separados, em vez disso, a mente está presente em todas as partes do corpo, e pode ser usada para movimentar o Qi pelo corpo.

Um terceiro conceito praticado no Chikung é a relação entre o Yin e Yang. O Yin e Yang são opostos, contudo interagem um com um outro e influenciam a acção do outro. Um dos objectivos do Chikung, além de melhorar o equilíbrio e fluxo de Qi, é equilibrar o Yin e Yang. Logo, quando o Chikung é praticado, são utilizadas técnicas complementares para equilibrar as coisas. Por exemplo, uma técnica que usa a mão esquerda deve ser seguida por uma técnica que envolva a mão direita; uma técnica forte deve ser equilibrada com uma técnica mais ligeira.

 

Técnicas de Chikung

Existem literalmente centenas de combinações de exercícios de Chikung. São usadas técnicas especificas dependendo do instrutor, da escola onde tirou o curso e do objectivo que quer alcançar.

Como mencionado anteriormente, existem 4 componentes principais de Chikung. As posturas podem incluir estar de pé, sentado, deitado ou uma combinação das três. Os movimentos incluem alongamentos, exercícios em câmara lenta, esticar, saltar e dobrar. Estas posturas e movimentos muitas vezes ocorrem em conjunto, e são usadas para fortalecer e tonificar o corpo.

As técnicas de respiração e meditação incluem os outros componentes do Chikung. Por vezes, os pacientes podem ter que suster a respiração, outras vezes podem ter que fazer respirações profundas do peito ou abdómen, ou respiração relaxada. A meditação é usada para estimular a mente e mover o Qi pelo corpo. Muitas meditações são exercícios tipo técnicas de visualização, onde o individuo visualiza movimentos de energia de uma parte do corpo para outra (ou de um órgão para outro).

Existe também duas formas de Chikung – interna e externa. Chikung interno é realizado pelas pessoas que desejam aumentar a sua própria energia e bem-estar. O Chikung externo é geralmente realizado pelos mestres de Chikung, que passam o Qi  extra deles para os pacientes para facilitar a cura. Apesar de soar rebuscado no Ocidente, o Chikung externo é muito usado na China. Existem hospitais, onde os praticantes combinam Chikung externo, acupunctura, fitoterapia e outras formas de ajudar as pessoas a sentirem-se bem.

 

Como (e onde) praticar?

Como qualquer forma de exercício, o Chikung necessita de disciplina e dedicação. Os exercícios devem ser realizados todas as manhãs e tardes, durante pelo menos 15 minutos por sessão. O Chikung deve ser realizado num ambiente limpo e agradável, preferencialmente na rua, que providencia ar fresco e permite que as pessoas se movam livremente. As gangas devem ser removidas, e deve usar-se roupa confortável e folgada.

Os que estão interessados em praticar Chikung devem praticar uma a duas vezes por semana, e depois aumentar o número de sessões gradualmente. Além do mais, os iniciantes devem aprender com um praticante de Chikung experiente para não realizarem os exercícios ou técnicas incorrectamente. O Chikung não deve ser realizado com o estômago cheio (ou vazio), e não deve ser praticado num ambiente muito quente ou muito frio.